quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Resenha de Coração de Tinta

Coração de Tinta da autora Cornelia Funk                                                           
Editora: Cia das Letras
Ano de lançamento: 2006
Páginas: 456
Título original: Tintenherz (Alemão)
Tradução: Sonali Bertuol
Onde comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

 

Eu estava muito ansioso para ler esse livro, quando eu bati os olhos na livraria, interessei-me totalmente por ele. A autora aborda um tema muito diferente em sua obra. Como nós se sentiríamos se os personagens dos livros preferidos que nós tanto gostamos saíssem das páginas. Como você se sentiria? E os vilões que saíssem deles também?

A autora tem uma descrição dos personagens bem elaborada, ela fala das características físicas, como também, até as próprias manias que os personagens têm durante a história. O que me supreendeu nesse livro, foi que a descrição das cenas e os ambiente que eram descritos, foram totalmente detalhadas, ela não deixou nenhuma parte do texto sem um explicação minuciosa. Claro que muito detalhe cansa o leitor, mas ela fez a descrição na medida certa e deixando o livro bem aprazível.

A ideia central do livro é dizer ao leitor que as palavras têm o poder de mudar o mundo como ao mesmo tempo, destruir tudo que há em seu redor. Com as palavras, pode-se ultrapassar barreias.

Gostei muito da personagem Elinor, que em muitas partes da história, fui me identificando com seus pensamentos em relação ao seu caráter. Por exemplo, ela é ciumenta com os seu livros e não deixa que ninguém os toque a não ser ela. Achei até interessante eu tirar essa mania de mim. Quem sabe... O livro tem continuação com Sangue de Tinta e Morte de Tinta, a série é intitulada  a trilogia Mundo de Tinta. Em breve postarei também uma resenha desses dois livros.

Foi lançado também o filme sendo estrelado por Brander Fraser, mudando algumas passagens do livro.

Eu indico esse livro, você não se arrenpenderá, pois a cada página que se avança, uma emoção nova aparece, mostrando que cada dificuldade pode ser superada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário