sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Resenha de A Viagem ao Centro da Terra

A Viagem ao Centro da Terra do autor Júlio Verne (Jules Verne Francês)
Editora: Martin Claret
Ano de lançamento: 2003
Páginas: 214
Título original: Le Voyage au Centre de la Terre (Francês)
Tradução: Abílio Costa Coelho
Onde comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva



Após decifrarem um código oculto em misteirosas inscrições rúnicas, o professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel embarcam numa jornada que homem algum ousaria trilhar. Em meio a sua descida rumo ao centro da Terra, os dois aventureiros enfrentam a fúria de rios subterrâneos, deparam-se com insetos e cogumelos gigantes e com estranhos fenômenos físicos, além de encontrarem resquícios de um mundo pré-histórico e desconhecido que sobreviveu ao tempo.
Viagem ao centro da Terra, publicada originalmente em 1864, é uma das principais obras de Júlio Verne, precursor da ficção científica. Ao longo da narrativa, fantasia e ciência coexistem e confundem-se, conforme o autor transita livremente entre elas.
Mais do que uma história de aventura, Viagem ao centro da Terra é o registro de uma postura própria de Verne em relação à ficção, em que o exercício da imaginação e do fazer artístico não é avesso à curiosidade científica.



Sempre tive curiosidade para ler esse livro, quando eu ia na biblioteca perto de casa que fechou, eu sempre olhava para o livro A Viagem ao Centro da Terra, mas nunca tinha coragem de lê-lo, ia sempre pegar best-sellers como Desventuras em Série  e tal. Vou parar de ter nostalgia. Voltando... Esse livro é MARAVILHOSO! Júlio Verne dá uma aula de geografia impressionante, falando de rochas e minerais, parecia que eu estava lendo um livro de geografia.
Jules Verne tem uma escrita bem compreensível e fácil de ler, fazendo que o leitor fique grudado nas páginas até o último capítulo. O autor consegue descrever os ambientes de uma forma tão espetacular que parece que você é o sobrinho de Lidenbrock fazendo a expedição para o centro da terra. Por isso que o escritor francês é considerado o pai da ficção científica, pelo seu brilhantismo e criativade. A NOTA QUE EU DOU PARA A NARRATIVA É DEZ! Desculpem pela empolgação desta resenha, mas uma obra desta qualidade, devia ser lido por todos e ficar na lista dos livros mais vendidos da Revista Veja. Nunca pensei que uma obra tão antiga pudesse trazer a atualidade em que vivemos, como Machado de Assis demonstra em suas obras. Uma boa dica de férias! Leiam e não se arrependerão.

2 comentários:

  1. Eu fui até o site das lojas americanas e encontrei esse livro, e está super barato apenas 11,61, eu acho que vou comprá-lo para ler, gostei muito da resenha.
    Gosto de livros de Ficção. Blog muito bom, continue fazendo resenhas assim.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou da minha resenha obrigado. Você poderia informar o seu sobrenome? Pois preciso mandar para a editora entregar o seu livro. Abraços.

    ResponderExcluir