quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resenha de A Pirâmide Vermelha

A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2010
Páginas: 445
Título Original: The Red Pyramid
Tradução: Débora Isidoro
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida "normal". E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum.

Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.

Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer - e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.
Primeiro volume da série As crônicas dos Kane, A pirâmide vermelha leva aos leitores a aventura, o mistério e o irresistível humor já característicos dos livros de Rick Riordan, autor da bem-sucedida série Percy Jackson e os olimpianos. Os capítulos narrados ora por Carter, ora por Sadie, dão à história o tom ao mesmo tempo engraçado e comovente da rivalidade e das provocações entre os irmãos, que mal se conhecem no início da saga, mas, quem sabe, ainda serão grandes companheiros. 

Este livro é maravilhoso, primeiramente, Rick Riordan escreve com supremacia e uma habilidade incrível, segundo, aprendei mais mitologia egípcia mais que um site de pesquisa, terceiro, adorei a desenvoltura da história.

Carter Kane e Sadie Kane não sabem que os seus pais faziam parte da Casa da Vida, uma grande sociedade secreta que existia desde da época em que antigo Egito era poderoso. Descobrem que são descendentes de grandes faraós, tendo uma afinidade única, serem possuídos por antigos deuses egípcios.

A história começa com uma incógnita, Julius Kane que é pai dos dois protagonista, usa a Pedra de Roseta para libertar Osíris para podê-lo em algo, não contarei o quê. Mas sem querer, ele acaba liberando o deus Seth e também outros deuses como Ísis que entra no corpo de Sadie, mas não consegue possuí-la, a mesma coisa com Carter que fica com o espírito de Hórus. Juntos tem que impedir o vilão Seth de usar a Pirâmide Vermelha para destruir o mundo.

O que acho interessante nesta obra, o conflito entre os dois irmãos, uma Carter viajou o mundo inteiro e sua irmã tem inveja disso, outra, o irmão tem inveja dela porque ela ficou na Inglaterra, onde teve amigos e uma moradia.

Aprendi muito sobre os deuses egípcios, como eles surgiram, não só este assunto, como também os costumes antigos daquela época.

O autor descreve as características dos personagens com perfeição, dá sentindo a história, mesmo que ela não seja verdadeira, no caso, ele ajunta a história com a ficção, saindo um belo livro para leitura. A passagem de tempo é contato de uma maneira bem nítida e fácil de ser percebida, e não é usado termologia difíceis de se entender nas explicações sobre a história do Egito. Uma narrativa leve que te prende até a última linha.

Recomendo este livro totalmente, uma narrativa maravilhosa recheada de aventuras, surpreendo-me em cada página, uma leitura atrativa que não me fez parar de ler nem por um minuto. Dou dez pela narrativa, tradução e projeto gráfico. Lerei O Trono de Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário