sexta-feira, 20 de abril de 2012

Resenha de O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão por Mario Puzo
Editora: Bestbolso
Ano de Lançamento: 2011 Oitava Edição
Páginas: 655
Título Original: The Godfather
Tradução: Carlos Nayfeld
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


O submundo da Máfia e o talento literário de Mario Puzo ganharam notoriedade com a publicação de O poderoso chefão. O carisma de Don Vito Corleone encanta na mais perfeita reconstituição da vida e dos negócios das famílias mafiosas de Nova York. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, nada recusa aos seus afilhados: conselho, dinheiro, vingança e até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso chefão pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Mas ninguém pode vencer as trapaças da idade. Quando seus inimigos atacarem juntos e tudo que a família Corleone significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher, entre seus filhos,um sucessor à altura. Um mundo de intrigas e decisões cruéis habilmente construído por Mario Puzo.

O Poderoso Chefão é um clássico relacionado a máfia, jogos ilegais, mortes misteriosas e uma família italiana tão poderosa em New York. Principalmente o personagem principal o Don Vito Corleone, um gângster do bem, mas os que tropeçarem no seu caminho, dará cabo da vida do infeliz com a melhor estratégia possível, sem dá bandeira para a polícia.

A família Corleone controla a maioria das coisas na cidade de New York, como os políticos e os imigrantes da Itália que devem favor ao Padrinho, como ele é referido, por causa do seu carinho e atenção com as pessoas, pois eles vêm ao contro de Don para pedir ajuda, para dar fim em um infeliz ou ajudar que um italiano tenha uma cidadania americana ou outros favores que eles desejam.

O Padrinho tem quatro filhos, Sonny, Michael, Freddie e a filha caçula Connie que se casa no começo da história com Carlo Tizzo. Michael é diferente do resto da família, não deseja seguir os passos do pai e se tornar um grande mafioso, ele quer ter uma vida tranquila e acaba servindo o exército americano, mas o pai não acaba gostando pois ele não está servindo a Itália, não exercendo o papel de um Siciliano estrangeiro, de onde o próprio Corleone nasceu. Sonny já tem a cabeça estourada e age com impulso não pensando nas consequências. Freddie é um cara mais tranquilo na família, mais largado. Connie uma garota dócil que consegue arrancar favores do pai, a única da família que consegue ter esse poder.

As coisas na história começam a piorar, quando Solozzo resolve se opor à família, pois ele queria fazer um acordo com Don para fazer tráfico de entorpecentes, mas O Padrinho diz um grande não na cara do negociador. Solozzo resolve dar o troco atacando a família e desafiando o poder do Don junto com a outra família Tattaglia, causando uma grande confusão e influenciando as outras famílias, pois Don Corleone foi baleado e o seu filho Sonny declarou uma guerra ferranha contra Solozzo. Michael que não gostava de participar das ações da família, acaba matando-o.

Temos outro personagem, o grande cantor e ator Johnny Fontanne que infelizmente começou a perder a sua voz, por problemas nas cordas vocais e acaba se sentindo triste pela incapacidade de soltar a sua voz maravilhosa que atraía tantas garotas. Ele tem um grande amigo chamado Nino, eram rivais no começo da carreira, mas se tornaram grandes amigos.

Mario Puzo escreve super bem, a sua narrativa não é cansativa é ágil, como a própria família Corleone, achei algumas partes confusas, pois uma hora ele falava de um determinado tempo e depois passava dois anos ou mais, mas não causando muito problema nisso, deixando-me um pouco intrigado. O autor consegue dá vida aos personagens de uma forma brilhante e bem construídos.

Recomendo esse livro totalmente, dou dez pela capa, pela narrativa e pela diagramação do livro. Leia-o, mas com colete a prova de balas.

2 comentários:

  1. Ainda não havia visto nenhuma resenha desse livro, parece seu muito bom mesmo, adorei a resenha e a dica para ler com colete a prova de balas srsrs.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho! Em breve será o Conde de Monte Cristo! Beijos para você.

      Excluir